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quinta-feira, 23 de agosto de 2012


Educação cristã, Ensino religioso e Educação teológica




 
Por Edson Pereira Lopes

 

Nos últimos anos têm ocorrido uma crescente discussão com relação à relevância da religião na formação integral do ser humano. O termo “formação”, por sua vez está diretamente relacionado com a educação, que resulta no binônimo: religião-educação, o qual é uma das mais importantes temáticas das igrejas da atualidade.

A partir do binônimo: educação-religião, pode-se pensar em educação religiosa, entendida como a transmissão de conceitos e valores de qualquer religião tais como o surgimento do universo, a relevância familiar, os valores morais e éticos e da crença num transcendente. Na educação religiosa está assegurado o respeito à diversidade cultural e religiosa brasileira e é vetada qualquer forma de proselitismo.

Com este mesmo princípio de binônimo, é possível pensar em educação cristã, compreendida como um processo educacional que busque o desenvolvimento da pessoa e de seus dons; o conhecimento da realidade, do mundo e do homem sob a perspectiva cristã da vida. Isto significa ler as áreas do conhecimento humano, tais como: as ciências agrárias, as biológicas, as da saúde, as exatas e da terra, humanas, sociais aplicadas, engenharias, linguísticas, letra e artes, e outras, pelo referencial teórico ou “lente” das Escrituras Sagradas, a fim de que no aspecto prático vise não só o benefício do aluno, mas que este encontre a verdade; tenha comunhão, ame e seja paraíso de delícias do Criador, como afirmou João Amós Comenius (1592-1670) em sua Didática magna.

Há espaço, ainda para se pensar em educação ou ensino teológico, que não tem como propósito a formação formal de ministros e missionários, como ocorre nos institutos bíblicos e seminários. Ela pode discutir a teologia e o fenômeno religioso no campus universitário. Difere da educação cristã no sentido de que esta tem como foco propiciar ao homem a comunhão e amor ao Criador, enquanto a educação teológica tem a teologia como um campo do saber, a ser refletido por pessoas, que necessariamente não professam a fé cristã ou qualquer religião.
 
 
Para aperfeiçoamento da discussão ler, o meu livro publicado plea Editora Mundo Cristão
 
 
 

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